Você está em: Município»História

História

Em 1951, o lugar se chamava Barra Grande, por se encontrar localizado nas proximidades dos rios: Barra Grande e Saudades. Recebeu os primeiros desbravadores oriundos de Garibaldi RS. Eram os irmãos Saretto: Reinaldo, Honório e João com suas famílias, totalizando 14 pessoas.

A partir de 1953, o fluxo de emigrantes cresceu. Como todos eram descendentes de italianos e muito ligados ao Cristianismo, trataram de construir uma capela. Foi então que o Sr. Augusto Picolli, procurador da Fazenda Saudades, propôs aos moradores a troca do nome do lugar. Barra Grande passaria a ser São Tiago, onde ele doaria a imagem de São Tiago para ser colocada na capela. A idéia foi aceita e o lugar passou a ser chamado de São Tiago.

Em 1957 conseguiram junto ao prefeito de Chapecó, sede do município a que pertencia, autorização para procurar alguém que pudesse atender as necessidades educacionais de seus filhos, ensinando-os a ler e escrever. Coube esta tarefa a senhorita Denir Leite, a primeira professora que começou a lecionar na Escola Isolada Municipal São Tiago, recém-criada. Em 15 de março de 1962 a mesma passou a pertencer a Rede Estadual de Ensino, com o nome de Escola Isolada Estadual São Tiago. Nela trabalhavam as professoras: Clarice Isabel Mazzutti Gluzezak e Pierina Bernardi.

Com o crescimento da população foi necessário que se criasse uma escola maior, para atender o número de alunos que ao terminar o curso primário eram obrigados a estudar em outras cidades a fim de continuar os estudos.

A equipe de professores que atuavam na época, muito contribuiu para que isso se realizasse, bem como a diretoria e o Coordenador da Educação da Regional de Coronel Freitas: Sr. João Tibourski e os Deputados Gentil Belani e Saturnino Dadan.

No dia 18 de março de 1975, foi aprovada a Escola Básica São Tiago pelo Parecer Nº 071/75 do Conselho Estadual de Educação. Passou a atender também as comunidades da redondeza, perfazendo um total de 215 alunos.

Pela Lei Municipal 707/88 de 10/03/88, São Tiago passa a ser Distrito do Município de Quilombo, com nome de Santiago do Sul. Em 16 de abril de 1994, pela Lei Nº 9.535, Santiago do Sul passa a ser emancipado política e administrativamente. Sendo que no dia 1º de Janeiro de 1997, tem início a 1ª Administração Pública Municipal.

Em abril de 2010 promoveu pela primeira vez uma amostra de todo seu potencial realizando a I EXPOSUL 2010. A Feira Agropecuária, Comercial, Industrial e Artesanal atraiu aproximadamente  15 mil visitantes que prestigiaram 100 expositores dos mais variados seguimentos. Alem de shows e estrutura marcante.

Em abril de 2012 o município promoveu á II EXPOSUL 2012. A Feira Agropecuária, Comercial, Industrial e Artesanal recebeu mais de 20 mil visitantes que prestigiaram mais de 120 expositores além de shows e inovação.

O município honrosamente é conhecido nacionalmente como "Terra do Rodeio" onde todos os anos promove evento que reúne CTG´s de pelo menos cinco estados brasileiros.

Outro grande evento realizado é a Festa do Peixe, promovida para  valorizar a produção de peixes que é expressiva no município.

Na cultura Santiago do Sul também possui seus diferencias, sendo reconhecida por belas e incomparáveis apresentações nas mais diversas idades e modalidades, conquistando títulos em diversos festivais regionais e estaduais.

A qualidade da educação municipal é elogiável. Com o propósito de educar sem medidas o trabalho rende bons frutos preparando da melhor maneira as crianças para o mundo.

assistência social conta com inúmeras atividades que vão ao encontro da socialização de crianças, jovens, adultos e idosos. Uma luta diária faz com que o setor atenda com competência os programas sociais e dia após dia indique o melhor caminho para uma sociedade digna.

A equipe da saúde trabalha com bastante adequação as necessidades do dia-a-dia, pois conta com modernas instalações, e aliado ao bom atendimento e resultado na promoção da saúde ficou posicionada entre as 100 melhores unidades de saúde do Brasil se referindo a Saúde Pública.

A força das famílias do campo faz a agricultura ser destaque no município. Focada na produção de cereais e na bovinocultura leiteira e de corte se mantém cada vez mais forte com o apoio da administração municipal. Existem outras atividades que também somam na cadeia agrícola. Com investimentos fortes o Governo revitalizou a frota de máquinas e equipamentos para atender a demanda dos produtores.

Importantes obras tem revitalizado a cidade de Santiago do Sul com ruas pavimentadas, pontes, iluminação e passeios públicos para acessibilidade..

comércio está cada vez mais preparado para melhor atender o consumidor, com um atendimento hospitaleiro se mantém cada vez mais forte, oferecendo sempre mais novidades.

indústria santiaguense já conquistou muito espaço nos últimos anos, gerando muitos empregos, e assim viabilizando a permanência no município de um número grande de famílias. E existe a expectativa de novas indústrias se instalarem no município promovendo ainda mais o progresso.